sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fernando Pessoa

Boa noite pessoal, esta noite trouxemos ao blog um documentário sobre Fernando Pessoa. Será muito interessante conhecermos novos aspectos da vida e obra deste grande autor sob uma nova perspectiva pelo meio audiovisual.

Fernando Pessoa - Documentário.

sábado, 5 de maio de 2012

Curiosidades sobre Fernando Pessoa


Olá leitores do blog Literatura com Fernando Pessoa, hoje trazemos a vocês  algumas curiosidades a respeito deste gênio da literatura. Já conhecemos um pouco a respeito de Pessoa e de seus três principais heterônimos vistos do aspecto literário, agora vamos conhecer um pouco a pessoa de Fernando Pessoa.

  • Em 1903, Pessoa candidatou-se à Universidade do Cabo da Boa Esperança. Na prova de exame para a admissão, não obteve uma boa classificação, mas tirou a melhor nota entre os 899 candidatos no ensaio de estilo inglês. Recebeu por isso o Queen Victoria Memorial Prize («Prémio Rainha Vitória»).


  • Fernando Pessoa possuía ligações com o ocultismo e o misticismo, salientando-se a Maçonaria e a Rosa-Cruz (embora não se conheça qualquer filiação concreta em Loja ou Fraternidade destas escolas de pensamento), havendo inclusive defendido publicamente as organizações iniciáticas, no Diário de Lisboa, de 4 de fevereiro de 1935, contra ataques por parte da ditadura do Estado Novo. O seu poema hermético mais conhecido e apreciado entre os estudantes de esoterismo intitula-se "No Túmulo de Christian Rosenkreutz". 


  • Tinha o hábito de fazer consultas astrológicas para si mesmo. Realizou mais de mil horóscopos (de acordo com a sua certidão de nascimento, nasceu às 15h20; tinha ascendente Escorpião e o Sol em Gémeos). 


  •  Entre pseudónimos, heterónimos e semi-heterónimos, contam-se 72 nomes.



  • Numa tarde em que José Régio tinha combinado encontrar-se com Pessoa, este apareceu, como de costume, com algumas horas de atraso, declarando ser Álvaro de Campos, pedindo perdão por Pessoa não ter podido aparecer ao encontro.


  • Ophélia Queiroz, sua namorada, criou um heterônimo para Fernando Pessoa: Ferdinand Personne. "Ferdinand" é o equivalente a "Fernando" em alguns idiomas e "Personne" significa "ninguém", sendo um trocadilho pelo fato de Fernando, por criar outras personalidades, não ter um eu definido.


  • Cecília Meireles foi a Portugal, para proferir conferências na Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, em 1934. Um grande desejo seu era conhecer o poeta de quem se tinha tornado admiradora. Através de um dos escritórios para o qual trabalhava o poeta, conseguiu comunicar-se com ele e marcar um encontro. Esse encontro ficou fixado para o meio-dia, mas ela esperou inutilmente até as duas da tarde, sem que Fernando Pessoa desse o ar de sua presença. Cansada de esperar, Cecília voltou ao hotel e teve a surpresa de encontrar um exemplar do livro Mensagem e um recado do misterioso poeta, justificando que não comparecera porque consultara os astros e, segundo seu horóscopo, “os dois não eram para se encontrar”. Realmente, não se encontraram, nem houve mais muita oportunidade para isso, já que no ano seguinte Fernando Pessoa faleceu.


  • Fernando Pessoa é o primeiro português a figurar na Plêiade (Collection Bibliotèque de la Pléiade), prestigiada coleção francesa de grandes nomes da literatura.


  • Fernando Pessoa morreu no dia 30 de Novembro de 1935 de problemas hepáticos, aos 47 anos na mesma cidade onde nasceu. Nos últimos momentos da sua vida pediu os óculos e clamou pelos seus heterônimos. A sua última frase foi escrita no idioma no qual foi educado, o inglês: I know not what tomorrow will bring ("Eu não sei o que o amanhã trará").